É o barramento I/O (ou E/S), responsável
pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à
placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais
conhecidos são: PCI, AGP e USB.
Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:
-
Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação
sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do
processador...
-
A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais
baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o
barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
- Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.
Permitem a conexão de dispositivos como:
- Placa gráfica; Rede; Placa de Som; Mouse; Teclado; Modem; etc.
São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:
- AGP; AMR; EISA; IrDA; ISA; MCA; PCI; PCI-e; Pipeline; SCSI; VESA; USB, e; PS/2.
Barramento de Dados
É
o barramento Data Bus, responsável por transportar informação da
instrução (através do código de operação), variável do processamento
(cálculo intermediário de uma fórmula por exemplo) ou informação de um
periférico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de
dados determina respectivamente o máximo número de instruções (e
portanto o potencial de processamento) e a precisão do processamento
aritmético (através do cálculo de ponto flutuante) ou o número de
símbolos possíveis a ser representado (por exemplo, pontos de uma foto).
Ex:
1)
O processador 8088 possui 8 bits no barramento → máximo de 256
instruções e variáveis numéricas entre -128 a +127 (ou 0 a 255).
2) O processador Pentium IV possui 32 bits no barramento→ variáveis numéricas entre - 2147483648 e + 2147483647.
O
tamanho do barramento de dados está ligado a capacidade de
processamento do sistema. Se o processamento é simples (como o controle
booleano de um CLP) 8 bits são suficientes. Por outro lado, se há a
necessidade de um processamento complexo (como os sistema de multimédia
onde há a necessidade de processarmos milhões de pontos de imagem)
processamento de até 128 bits já estão disponíveis. Obviamente existe a
necessidade de aumentar igualmente a velocidade do sistema pois a
"paciência" do usuário é a mesma ao ligar uma lâmpada ou processar uma
imagem fotográfica.
Os
barramentos assíncronos não possuem clock e por sua vez adotam um
protocolo chamado de "aperto de mão" ou handshake para estabelecer a
comunicação entre os dispositivos assim podendo ser mais adaptável a
dispositivos novos ou lançamentos pois ele não possui velocidade fixa.
O
principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua
taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas
características do barramento, sendo elas- Clock (relógio)
- Largura
- Transferência por ciclo de clock
- A fórmula técnica para calcular a frequência máxima de transmissão e:
taxa de transferência n° de bits x clock total / 8 (A divisão por 8 é para que o resultado seja dado em (B/s)
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