Pular para o conteúdo principal

A Trajetória Histórica dos Computadores – I

O Princípio

O progresso histórico dos computadores é evidenciado há mais de 5500 anos, desde a criação do ábaco, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas e que foi considerado o primeiro computador a ser inventado.

Sabe-se que a palavra "computador" é originada a partir do verbo "computar", e que esta tem como sinônimo o verbo calcular. Sabendo disso, pode-se dizer que o surgimento dos computadores é dado ainda na idade antiga, pelo fato de o ato de calcular já intrigar o ser humano àquela época.

• Ábaco
Este instrumento, inventado pelos chineses, obteve grande êxito, de acordo com muitos estudiosos, por propiciar certa facilidade na realização de cálculos. Tendo em vista, principalmente, o surgimento da necessidade da realização desses. O ábaco é formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes. Há dois conjuntos por fio, cinco contas no conjunto das unidades e duas contas representando outras cinco unidades.


• Régua de Cálculo

Considerada a primeira máquina de calcular automática, a régua de cálculo foi criada aos arredores do ano de 1640 pelo matemático Pascal. Esse instrumento não ficou limitado apenas à criação, pois, durante as décadas seguintes, foi alvo de diversas aperfeiçoamentos até que, então, pudesse chegar à denominação que conhecemos atualmente. A régua de cálculo foi a primeira calculadora a efetuar as quatro operações matemáticas básicas - adição, subtração, multiplicação e divisão.




• Calculadora de Leibniz
Caracterizada por ser um tipo de tear que controlava a confecção de tecidos por intermédio de cartões perfurados, essa foi a primeira máquina programável, mecânica, a ser introduzida pelo matemático francês Joseph-Marie Jacquard. A partir dessa invenção, foi possível incluir uma diversidade de cálculos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e logaritmos, por exemplo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução ao Tipos de Barramentos

Barrament os São conjuntos de linhas da comunicação que permite a interligação dos dispositivos, como a CPU, a memória entre outros periféricos. São linhas de transmissão que transmitem informações entre processador, memória e todos os demais periféricos do computador. Os barramentos pode ser conhecidos também de: - Interfaces; - Portas; - Conectores; - Slots; Com a evolução dos computadores, teve um aumento significativo dos tipos de barramento. Segue abaixo os principais barramentos: - USB; - Firewire; - Thunderbolt; - Serial; - PS/2 - MiniDin; - Serial Din; - SuperVideo/VGA/ Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo: - 10 bps, 160 Kbs, 100 Mbps, 1 Gbps etc. Funções Existem 3 funções distintas dos barramentos: - Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional; - Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve...